Título | DISLEXIA TEORIA, AVALIACAO E INTERVENCAO |
Autores(as) | Octávio Moura/Marcelinho Pereira/Mário R. Simões |
ISBN | 9789896930776 |
Edição / Ano | 1/2018 |
Número de Páginas | 322 |
Dimensões | 24X17X2 |
Capa | BROCHURA |
A aprendizagem da leitura é uma competência complexa, que requer a conversão de grafemas nos fonemas correspondentes, envolvendo um adequado funcionamento de diversas funções neurocognitivas e a ativação de diferentes substratos neuronais. Para as crianças com Dislexia esta aprendizagem é particularmente difícil, morosa e, muitas vezes, frustrante, provocando um crescente desinteresse pelo processo geral da aprendizagem e um risco acrescido de insucesso escolar. A Dislexia é uma Perturbação do Neurodesenvolvimento de origem multifatorial (e.g., genética, neurofuncional, neurocognitiva), que conduz a dificuldades na descodificação de palavras, na fluência leitora, no reconhecimento global da palavra e na competência ortográfica.
Este livro reúne um conjunto articulado de capítulos que aborda os diversos modelos conceptuais, a natureza neurobiológica, o perfil endofenótipo tipicamente encontrado nas crianças disléxicas, as alterações nos processos leitores e ortográficos, bem como as questões em torno da avaliação e dos modelos de intervenção reeducativa.
Dada a especificidade das temáticas abordadas e a importância de melhor compreender os fatores implicados na aprendizagem da leitura e na Dislexia, esta obra constitui-se como um recurso indispensável a psicólogos, professores, terapeutas da fala, médicos, sendo útil também para pais e outros técnicos de saúde e educação.
Temas:
· Alexia Adquirida e bases neurológicas
· Aprendizagem da leitura
· Processamento fonológico
· Avaliação psicológica
· Instrumentos de avaliação da leitura
· Dislexia em adolescentes e adultos
· Intervenção na Dislexia
Dislexia: notas em torno da evolução do conceito
Alexia Adquirida: Contributo do estudo de caos na compreensão dos mecanismos da leitura
Aprendizagem da leitura: Etapas de desenvolvimento, papel de código ortográfico e dislexia
Consciência fonológica: desenvolvimento, avaliação e implicações na aprendizagem da leitura
Contributo da nomeação rápida automatizada na predição do desempenho na leitura e na sua perturbação
Questões em torno da avaliação psicológica na dislexia: Subtipos e perfis neurocognitivos
Instrumentos de avaliação da leitura em língua portuguesa: Analise critica
Para a fundamentação de uma taxonomia de erros de leitura apoiada em critérios linguísticos
Avaliação da dislexia em adolescentes e adultos
Intervenção reeducativa na dislexia de desenvolvimento: método fonomímico Paula Teles
Contributos para a interpretação na dislexia
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