Este livro tem como objetivo fundamental oferecer a profissionais que no seu quotidiano se confrontam com alunos portadores de problemáticas de escrita, um conjunto de materiais que, ao potenciarem o conhecimento da linguagem oral, se constituem como facilitadores no acesso a um novo código, o da linguagem escrita.
As atividades incluidas neste livro revelam-se, também, de participar importância para todos os pais e educadores de infância. A exploração de competências vinculadas ao conhecimento fonológico pode constituir-se como um importante método de prevenção para possíveis insucessos escolares relacionados com a aprendizagem da língua escrita.
O conjunto de 108 fichas, agrupadas em quatro categorias – Consciência de Palavra, Consciência de Rima, Consciência Silábica e Consciência Fonemica -, permitirão a criança, conduzida pelo pai/educador/professor/reeducador, refletir, de forma sistemática, sobre as formas da oralidade, tendo em vista a aquisição da língua escrita.
Escrito em Português de Portugal
Índice
Introdução
A – Consciência da Palavra
B – Consciência da Rima
C – Consciência Silábica
Sílaba Inicial Comum
Sílaba Final Comum
Sílaba Medial Comum
Representação Numérica e Gráfica
Contagem e Localização de Sílabas
Sílaba Comum
Associação Número de Sílabas a Número de Elementos Gráficos
Reconstrução Lexical
Reconhecimento Silábico
Inversão Silábica/Construção Lexical
Inversão Sílabica/Recontrução Lexical
Omissão Silábica Medial/Reconstrução Lexical
Inversão Silábica
Atenção/Memória Auditiva Sequencial
D – Consciência Fonêmica
Atenção/Memória Auditiva e Visual Sequencial
Atenção/Percepção Auditiva Fonémica
Fonema Inicial
Fonema Inicial Comum
Fonema Final Comum
Fonema Medial Comum
Fonema Comum
Atenção/Percepção Auditiva Fonémica
Soluções
Bibliografia
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