Este livro traz considerações sobre as dificuldades de aprendizagem na escola em uma perspectiva psicopedagógica de investigação. Inicialmente, fazem-se alguns apontamentos gerais acerca da aprendizagem em termos de conceituações, importância na vida humana, concepções psicofilosóficas tradicionais, teorias psicológicas modernas, oposição à atividade de ensinagem e processo de ocorrência na escola em um contexto metacognitivo. Na sequência, é apresent
do um histórico das dificuldades de aprendizagem na escola e algumas definições conceituais sobre transtornos, problemas e dificuldades de aprendizagem à luz da Psicologia Escolar, sendo esta última expressão articularmente caracterizada em relação aos fatores etiológicos, à avaliação diagnóstica, aos aspectos taxonômicos e aos marcos legais. Em seguida, buscou-se discorrer acerca da formação inicial de profissionais da educação e das dificuldades de aprendizagem em Matemática na Educação Básica escolar, principalmente no que diz respeito à discalculia (etimologia, tipologia, diagnóstico, características e causas), bem como sobre alguns processos de intervenção multiprofissional nesse contexto, envolvendo ambiente familiar, assessoramento psicopedagógico e agentes escolares. Por fim, reúne algumas reflexões sobre a prática do estágio curricular supervisionado em gestão educacional na formação inicial do professor-pedagogo, o diagnóstico geral da escola investigada, os métodos de coleta de dados e os processos de descrição, análise e interpretação dos resultados obtidos dos informantes em pesquisa de campo.
Sumário:
Prefácio
Apresentação – A singularidade do ponto de partida: do sonho à realidade
Capítulo I – A aprendizagem humana sob a ótica da psicologia escolar: máximas e mínimos
1.1 Aprendizagem: um conceito polissêmico
1.2 Importância da aprendizagem na vida humana
1.3 Concepções tradicionais de aprendizagem: o olhar da psicologia filosófica
1.4 Teorias modernas de aprendizagem: contributos à psicologia escolar
1.5 Ensinagem versus aprendizagem: faces da mesma moeda?
1.6 O processo de aprendizagem escolar em um contexto metacognitivo
1.6.1 Aprendizagem metacognitiva: elementos de caracterização
Capítulo II – Dificuldades de aprendizagem na educação escolar: uma abordagem conceitual e histórica
2.1 Historiando as dificuldades de aprendizagem na escola
2.2 A questão da não aprendizagem à luz da psicologia escolar: algumas definições conceituais
2.2.1 Transtornos de aprendizagem
2.2.2 Problemas de aprendizagem
2.2.3 Dificuldades de aprendizagem
2.3 Dificuldades de aprendizagem: uma visão panorâmica
2.3.1 Fatores etiológicos
2.3.2 Avaliação diagnóstica
2.3.3 Aspectos taxonômicos
2.3.4 Marcos legais
Capítulo III – Dificuldades de aprendizagem e medidas de intervenção multiprofissional na escola de educação básica: teorias e práticas
3.1 A formação inicial de profissionais da educação na atualidade: qual o projeto?
3.2 Matemática: uma disciplina temível
3.3 Dificuldades de aprendizagem em matemática na educação básica escolar
3.3.1 Discalculia: uma dificuldade específica de aprendizagem em matemática
3.3.1.1 Etimologia
3.3.1.2 Tipologia
3.3.1.3 Diagnóstico
3.3.1.4 Características
3.3.1.5 Causas
3.4 Dificuldades de aprendizagem e processos de intervenção multiprofissional: alguns apontamentos
3.4.1 Ambiente familiar
3.4.2 Assessoramento psicopedagógico
3.4.3 Agentes escolares
Capítulo IV – Dificuldades de aprendizagem na escola contemporânea: um retrato em preto e branco
4.1 A prática do estágio curricular supervisionado em gestão educacional na formação inicial do professor-pedagogo
4.2 Desnudando o campo de estágio em gestão educacional: a escola investigada em foco
4.2.1 Histórico
4.2.2 Espaços físicos
4.2.3 Equipe técnico-administrativa e pedagógica
4.2.4 Objetivos
4.2.5 Proposta político-pedagógica
4.2.6 Avaliação da aprendizagem
4.2.7 Recursos didático-pedagógicos
4.2.8 Projetos pedagógicos interdisciplinares
4.3 Desvelando a realidade escolar atual: o itinerário investigativo da pesquisa de campo
4.3.1 Métodos de coleta de dados
4.3.2 Descrição, análise e interpretação dos resultados obtidos
4.3.2.1 Com a palavra, os pedagogos
4.3.2.2 O “pensar” e o “fazer” dos professores
4.3.2.3 A “voz” e a “vez” dos alunos
Considerações finais – A provisoriedade do ponto de chegada: do real ao ideal
Referências
Apêndices
Avaliações
Não há avaliações ainda.