ISBN 978-85-7954-150-6
Formato: 17 x 24 cm
168 páginas
O processo de comunicação humana é objeto de interesse de diversas ciências como a linguística, a sociologia, a fonoaudiologia, além da filosofia e outras. A psicologia dá atenção especial a esse tema e se interessa pelos aspectos comunicacionais, que vão muito além da transmissão de informação. A psicologia histórico-cultural e a teoria da atividade propõem outras funções de grande importância à comunicação, como a capacidade de organização das ações e o próprio desenvolvimento humano. Parte importante do aporte dessas abordagens teóricas parece ser ainda pouco conhecida no Brasil, como as contribuições de Maria Ivánovna Lísina. Dessa forma, este livro busca contribuir com o desenvolvimento do tema no Brasil, oferecendo mais dados e informações dos trabalhos realizados pelos psicólogos soviéticos, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento da atividade de comunicação, área em que Lísina apresentou contribuição significativa. Para isso, buscaram-se autores brasileiros e estrangeiros com conhecimento teórico e experiência prática de trabalho a partir da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade a respeito da relação entre comunicação e desenvolvimento infantil.
CONTEÚDO:
– Desenvolvimento da atividade de comunicação de 0 a 7 anos
Caio Morais, Jamile Chastinet
– Linhas de desenvolvimento psicológico na idade pré-escolar
Yulia Solovieva, Luis Quintanar
– No contexto da comunicação e mediação… Recuperando um antigo conceito: atividade reitora
Félix Díaz
– A gênese da atenção voluntária e da autorregulação: contribuições dos estudos de Lísina sobre as formas de comunicação adulto-crianças até
a idade escolar
Silvana Calvo Tuleski, Adriana de Fátima Franco
– Impacto da comunicação no funcionamento cognitivo e no desenvolvimento intelectual da criança
Jana Glozman, Irina Shevchenco
– A comunicação entre adulto e criança e com adultos na clínica neuropsicológica
Carla Anauate
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