Propiciar o domínio da ortografia, de forma competente, é um dos desafios de nossa educação. Para muitos, aprender a escrever corretamente é uma tarefa bastante complicada, resultando em falhas que comprometem significativamente o aprendizado e a qualidade da escrita.
Muitas são as dúvidas de educadores e de clínicos a respeito da ortografia: Os erros devem ou não ser corrigidos? Qual o melhor método para corrigir? Por que os aprendizes não fixam as regras ensinadas? Não basta ler bastante para aprender a escrever bem?
O que podemos dizer é que o domínio da ortografia depende de ensino, principalmente de um bom ensino. Dominar a escrita requer a compreensão de como funciona o sistema ortográfico da língua, e não simplesmente de atividades esporádicas ou mecânicas de correção. O ensino, quer dentro das escolas ou na prática clínica, deve ser planejado e sistematicamente apresentado para garantir o aprendizado eficaz da escrita.
As 146 atividades propostas nesta publicação estão divididas em sete partes, as quais abordam os principais e mais frequentes tipos de erros observados no aprendizado da ortografia da língua portuguesa escrita no Brasil:
- As representações múltiplas, responsáveis pela maior parte dos erros de escrita;
- As omissões de letras;
- As diferenças entre falar e escrever;
- Como saber se devemos usar “am” ou “ão” no final de palavras;
- Como separar corretamente as palavras;
- A confusão entre letras com sons muito parecidos: as trocas surdas / sonoras e
- A inversão das letras.
Descubra como conduzir o aprendiz para que ele possa desenvolver habilidades cognitivas e linguísticas para analisar, refletir, formular regras e compreender, efetivamente, o universo complexo e desafiador da escrita.
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