Esse kit é composto por: Cubos Corsi, Torre de Londres e Livro Avaliação Neuropsicológica Cognitiva (4): Memória de trabalho.
Avaliação Neuropsicológica Cognitiva (4): Memória de trabalho
Material que deve servir de subsídio para a prática da avaliação neuropsicológica cognitiva, por meio de explanações teóricas acerca dos construtos tratados e da disponibilização de instrumentos, acompanhados dos sumários de suas qualidades psicométricas e de tabelas de normatização que possibilitam interpretar os desempenhos de um indivíduo em relação ao esperado para seu nível de desenvolvimento.
Este Volume 4: MEMÓRIA DE TRABALHO contém:
– Memória de trabalho: entendendo o construto e modelos cognitivos
– Bases neurobiológicas da memória de trabalho
– Paradigmas de avaliação da memória de trabalho: instrumentos clássicos de avaliação
– O impacto da memória de trabalho na aprendizagem e no desempenho acadêmico
– O papel da memória de trabalho na compreensão leitora
– Tarefa Span de Blocos – Corsi e Tarefa Span de Dígitos: estudos psicométricos, dados normativos, descrição e instruções gerais
– Estudos de casos e modelos de utilização dos protocolos das tarefa
Natália Martins Dias e Tatiana Pontrelli Mecca (organizadoras)
ISBN: 978-85-7954-156-8
Formato: 21 x 28 cm
152 páginas
CUBOS CORSI
É um instrumento que avalia o alcance da memória de curto prazo utilizando a alça visioespacial. Os primeiros estudos encontraram um padrão de dissociação dupla entre o desempenho na tarefa de dígitos e nos Cubos de Corsi em pacientes com lesão cerebral à esquerda e à direita, respectivamente. O teste consiste de uma base quadrada com nove blocos idênticos. O probando é instruído a repetir uma sequência de movimentos realizada pelo examinador, tocando os cubos. O escore total é calculado multiplicando o número de acertos obtidos pelo valor máximo da sequência atingida.
É usado para testar uma variedade de coisas, incluindo a perda de memória, testes de pacientes com lesões cerebrais, memória espacial e memória de trabalho não-verbal.
Aplicação: Avaliação Neuropsicológica;
Objetivo: avaliar memória operacional através do esboço visuoespacial;
Público: crianças, adolescentes e adultos;
Aplicação: individual e em sessão única;
Material: produzido em polipropileno (plástico resistente e leve);
Correção: manual.
Composto por:
Prancha com cubos numerados de 1 a 9 (tamanho 25x20x4).
TORRE DE LONDRES
Desenvolvido como base na Torre de Hanói, foi criado com o objetivo de oferecer um teste com níveis progressivos de dificuldades. Seu resultado mostra eficiência na identificação de comprometimentos relacionados aos circuitos pré-frontais adquiridos ou decorrentes de distúrbios neuropsiquiátricos.
Indicado para psicólogos, neuropsicólogos, pedagogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos e profissionais afins das áreas de saúde e educação.
Material inédito, confeccionado em polipropileno, plástico resistente, fichas em formato de calendário, facilitando a aplicação, com dois lados um para o paciente e outro para o profissional.
Marca: Casa do Psicopedagogo.
Objetivo: Avaliar ou intervir nas funções executivas, especificamente as habilidades de planejamento e solução de problemas.
População: Crianças, adolescentes e adultos.
Aplicação: Individual e em sessão única.
Cartão com posições utilizadas nas intervenções formato calendário.
Acompanha:
01 – Base com 03 pinos;
03 – Esferas (vermelha, azul e verde);
01 – Fichas de aplicação em formato de calendário, com fichas duplas, uma de frente para o paciente e outra de frente para o terapeuta.
Avaliações
Não há avaliações ainda.