Material que deve servir de subsídio para a prática da avaliação neuropsicológica cognitiva, por meio de explanações teóricas acerca dos construtos tratados e da disponibilização de instrumentos, acompanhados dos sumários de suas qualidades psicométricas e de tabelas de normatização que possibilitam interpretar os desempenhos de um indivíduo em relação ao esperado para seu nível de desenvolvimento.
NÃO RESTRITO
Avaliação Neuropsicológica Cognitiva (1): ATENÇÃO E FUNÇÕES EXECUTIVAS:
– Considerações sobre neuropsicologia e sobre avaliação neuropsicológica amparadas na abordagem do processamento de informação;
– Os principais conceitos da psicometria;
– Teste de Atenção por Cancelamento;
– Teste de Trilhas: Partes A e B;
– Teste de Trilhas para Pré-escolares;
– Teste da Torre de Londres.
Avaliação Neuropsicológica Cognitiva (2): LINGUAGEM ORAL:
– Considerações sobre teoria e pesquisa para avaliação de aspectos da linguagem oral;
– Teste de Discriminação Fonológica;
– Teste Infantil de Nomeação;
– Teste de Repetição de Palavras e Pseudopalavras;
– Prova de Consciência Fonológica por Produção Oral;
– Prova de Consciência Fonológica por Escolha de Figuras.
Avaliação Neuropsicológica Cognitiva (3): LEITURA, ESCRITA E ARITMÉTICA – 2 Edição:
– Considerações sobre processos de compreensão e de escrita;
– Teste Contrastivo de Compreensão Auditiva e de Leitura;
– Prova de Escrita sob Ditado (versão reduzida);
– Considerações sobre competência aritmética sob a perspectiva do processamento da informação;
– Prova de Aritmética.
Avaliação Neuropsicológica Cognitiva (4): MEMÓRA DE TRABALHO:
– Memória de trabalho: entendendo o construto e modelos cognitivos;
– Bases neurobiológicas da memória de trabalho;
– Paradigmas de avaliação da memória de trabalho: instrumentos clássicos de avaliação;
– O impacto da memória de trabalho na aprendizagem e no desempenho acadêmico;
– O papel da memória de trabalho na compreensão leitora;
– Tarefa Span de Blocos – Corsi e Tarefa Span de Dígitos: estudos psicométricos, dados normativos, descrição e instruções gerais;
– Estudos de casos e modelos de utilização dos protocolos das tarefas.
Licenças:
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A licença se refere ao acesso ao arquivo do caderno de aplicação do material em questão, para download e impressão.
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Use este material com ética!
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O Caderno de Aplicação do Teste de Atenção por Cancelamento (Montiel e Seabra, 2012) contém breve ficha para anotação dos dados do aluno / paciente, Folha de Instrução, Folha de Treino e Folha de Aplicação. A boa qualidade de impressão deste Caderno é fundamental para o desempenho do probando.
PÚBLICO-ALVO: CRIANÇAS DE 5 A 14 ANOS
O Caderno de Aplicação do Teste de Trilhas para Pré-escolares (Trevisan e Seabra, 2012) contém breve ficha para anotação dos dados do aluno / paciente, Folha de Instrução, Folha de Treino e Folha de Aplicação. A boa qualidade de impressão deste Caderno é fundamental para o desempenho do probando.
PÚBLICO-ALVO: CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS
O Caderno de Aplicação do Teste de Trilhas: Partes A e B (Montiel e Seabra, 2012) contém breve ficha para anotação dos dados do aluno / paciente, Folha de Instrução, Folha de Treino e Folha de Aplicação. A boa qualidade de impressão deste Caderno é fundamental para o desempenho do probando.
PÚBLICO-ALVO: CRIANÇAS DE 6 A 14 ANOS
O Caderno de Aplicação da Prova de Consciência Fonológica por escolha de Figuras (PCFF) (Capovilla e Seabra, 2012) contém breve ficha para anotação dos dados do aluno / paciente, Folha de Instrução e Treino e Folha de Aplicação. A boa qualidade de impressão deste Caderno é fundamental para o desempenho do probando.
PÚBLICO-ALVO: CRIANÇAS 1a. A 4a. SÉRIES
O Caderno de Aplicação do Teste Infantil de Nomeação (versão reduzida) contém breve ficha para anotação dos dados do aluno / paciente, Folha de Instrução e Treino e Folhas de Aplicação e de Registro. A boa qualidade de impressão deste Caderno é fundamental para o desempenho do probando.
PÚBLICO-ALVO: CRIANÇAS DE 3 A 14 ANOS
O Caderno de Aplicação do Teste de Discriminação Fonológica contém breve ficha para anotação dos dados do aluno / paciente e Folhas de Aplicação e de Registro. A boa qualidade de impressão deste Caderno é fundamental para o desempenho do probando.
PÚBLICO-ALVO: CRIANÇAS DE 3 A 6 ANOS
O Caderno de Aplicação da Prova de Aritmética (Seabra, Montiel e Capovilla, 2013) contém o Subteste de leitura e escrita numéricas, o Subteste de contagem numérica, o Subteste de relação maior-menor, o Subteste de cálculos montados, o Subteste de cálculos orais e o Subteste de problemas por escrito. A boa qualidade de impressão deste Caderno é fundamental para o desempenho do probando.
PÚBLICO-ALVO: CRIANÇAS DE 6 A 11 ANOS
O Caderno de Aplicação do Teste Contrastivo de Compreensão Auditiva e de Leitura – TCCAL (Capovilla e Seabra, 2013) contém o Subteste de Compreensão de Sentenças Escritas e o Subteste de Compreensão de Sentenças Faladas, cada um deles com 40 itens de teste. A boa qualidade de impressão deste Caderno é fundamental para o desempenho do probando.
PÚBLICO-ALVO: CRIANÇAS DE 6 A 11 ANOS
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TORRE DE LONDRES
Desenvolvido como base na Torre de Hanói, foi criado com o objetivo de oferecer um teste com níveis progressivos de dificuldades. Seu resultado mostra eficiência na identificação de comprometimentos relacionados aos circuitos pré-frontais adquiridos ou decorrentes de distúrbios neuropsiquiátricos.
Indicado para psicólogos, neuropsicólogos, pedagogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos e profissionais afins das áreas de saúde e educação.
Material inédito, confeccionado em polipropileno, plástico resistente, fichas em formato de calendário, facilitando a aplicação, com dois lados um para o paciente e outro para o profissional.
Marca: Casa do Psicopedagogo.
Objetivo: Avaliar ou intervir nas funções executivas, especificamente as habilidades de planejamento e solução de problemas.
População: crianças e adolescentes (tabelas normativas de 11 a 14 anos e jovens adultos).
Aplicação: Individual e em sessão única.
Cartão com posições utilizadas nas intervenções formato calendário.
Acompanha:
01 – Base com 03 pinos;
03 – Esferas (vermelha, azul e verde);
01 – Fichas de aplicação em formato de calendário, com fichas duplas, uma de frente para o paciente e outra de frente para o terapeuta.
CUBOS CORSI
É um instrumento que avalia o alcance da memória de curto prazo utilizando a alça visioespacial. Os primeiros estudos encontraram um padrão de dissociação dupla entre o desempenho na tarefa de dígitos e nos Cubos de Corsi em pacientes com lesão cerebral à esquerda e à direita, respectivamente. O teste consiste de uma base quadrada com nove blocos idênticos. O probando é instruído a repetir uma sequência de movimentos realizada pelo examinador, tocando os cubos. O escore total é calculado multiplicando o número de acertos obtidos pelo valor máximo da sequência atingida.
É usado para testar uma variedade de coisas, incluindo a perda de memória, testes de pacientes com lesões cerebrais, memória espacial e memória de trabalho não-verbal.
Aplicação: Avaliação Neuropsicológica;
Objetivo: avaliar memória operacional através do esboço visuoespacial;
Público: crianças (tabelas normativas de 4 a 10 anos).
Aplicação: individual e em sessão única;
Material: produzido em polipropileno (plástico resistente e leve);
Correção: manual.
Composto por:
Prancha com cubos numerados de 1 a 9 (tamanho 25x20x4).
CONFECCIONADO EM PLÁSTICO RESISTENTE
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