Este volume integra a Série Teoria Social Cognitiva em Contexto Educativo, composta por três livros: Introdução à Teoria Social Cognitiva, Crenças de eficácia em contexto educativo e Capitanear o aprender: promoção da autorregulação da aprendizagem no contexto escolar. Essa série foi produzida durante a realização de um projeto de pesquisa coordenado por Roberta Gurgel Azzi, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e pelo Fundo de Apoio à Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas.
Entre os motivos que nos levaram a pensar a série e produzir os livros que a constituem, incluindo-os em um projeto de investigação junto a professores e a futuros professores, encontra-se o fato de que o projeto foi preparado objetivando divulgar a Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura, psicólogo que inspira nossos trabalhos no campo da educação, de forma que um conjunto maior de pessoas possa apropriar-se dessa vertente da psicologia, a qual, em nossa visão, é bastante promissora para o trabalho cotidiano na escola e em outros contextos educacionais.
Capítulo 1. Crenças de eficácia pessoal e coletiva; Capítulo 2. Professores e computadores: uma compreensão sobre as crenças de autoeficácia computacional docente.; Capítulo 3. Crenças de eficácia coletiva em contexto educativo; Capítulo 4. Autoeficácia acadêmica: percepções de estudantes brasileiros; Capítulo 5. Desafios analíticos: Teoria Social Cognitiva no cotidiano.
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