A Coleção Neuropsi Pró-Academics se refere a um programa de intervenção inédito para intervenção em funções executivas em estudantes universitários e em estudantes do Ensino Médio que vem preencher uma lacuna importante na atenção à aprendizagem e ao bom desempenho desses jovens e adultos. É composta de três volumes, a saber:
O Volume 1, intitulado Funções Executivas e Aprendizagem Acadêmica no Ensino Médio e Superior: Desenvolvimento do πFex-Academics e Súmula de Evidências (ISBN
978-65-87672-33-5, 52 páginas), foi organizado pelas Professoras Natália Martins Dias e Caroline de Oliveira Cardoso e, com a participação de autores colaboradores, apresenta cinco capítulos:
– Habilidades Essenciais no Ensino Superior: Leitura, Escrita e o Papel das Funções Executivas
– Desenvolvimento e Sumário de Evidências do Programa πFex-Academics Aplicado a Universitários
– Processo de Adaptação e Relato de Experiência da Primeira Aplicação do Programa πFex-Academics para o Ensino Médio
– Construção do Módulo de Resolução de Problemas Matemáticos do Programa de Intervenção em Funções Executivas Pró-aprendizagem Acadêmica – Adaptação para o Ensino Médio – πFex-Academics-EM
– Por Que Estimular Compreensão Leitora e Produção Textual em Estudantes Adolescentes e Adultos?
O Volume 2, intitulado πFEx-Academics: Programa de Intervenção em Funções Executivas Pró-Aprendizagem Acadêmica para Universitários (ISBN 978-65-87672-32-8, 92 páginas), desenvolvido pelas Professoras Natália Martins Dias, Caroline de Oliveira Cardoso, Ana Paula Cervi Colling e Rochele Paz Fonseca, apresenta os módulos e respectivas atividades do programa de intervenção aplicado à população universitária e, posteriormente, adaptado para estudantes do Ensino Médio. Este volume apresenta:
Ficha Técnica
MÓDULO 1: COMPETÊNCIAS BÁSICAS DE ESTUDO
Atividade 1 – Seja flexível!
Atividade 2 – Mantenha o foco!
MÓDULO 2: COMPREENSÃO DE LEITURA E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO
Atividade 1 – Notas: O que sei e o que aprendi
Atividade 2 – Priorizando as ideias do texto: Estratégia de sublinhar
Atividade 3 – Organização de ideias: Esquemas mentais
MÓDULO 3: TRABALHOS E PROJETOS
Atividade 1 – Organização: Uso de calendário / agenda
Atividade 2 – Planejamento de projetos e atividades
MÓDULO 4: PRODUÇÃO ESCRITA
Atividade 1 – Identificando aspectos textuais e planejamento da escrita
Atividade 2 – Identificando textos de boa qualidade versus má qualidade
Atividade 3 – Mudando a perspectiva
Atividade 4 – Aprendendo a resumir: Resumo científico
Por fim, o Volume 3, intitulado πFEx-Academics-EM: Programa de Intervenção em Funções Executivas Pró-Aprendizagem Acadêmica – Adaptação para Ensino Médio (ISBN 978-65-87672-34-2, 76 páginas), desenvolvido por Luana Steffen, Yasmini Laís Spindler Sperafico, Caroline de Oliveira Cardoso e Natália Martins Dias, consiste em módulos e respectivas atividades complementares ao programa voltado ao Ensino Médio e apresenta:
Ficha Técnica
MÓDULO 4: PRODUÇÃO ESCRITA
Atividade 5 – Aprendendo a resumir: O resumo como estratégia de estudos
MÓDULO 5-EM: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS
Atividade 1 – Compreendendo o problema
Atividade 2 – Estabelecendo um plano
Atividade 3 – Executando o plano
Atividade 4 – Examinando a solução obtida
Atividade 5 – Resolvendo o problema
Avaliações
Não há avaliações ainda.