Nesse kit acompanha:
– Avaliação Neuropsicológica Cognitiva (Volume 1): Atenção e Funções Executivas
– Avaliação Neuropsicológica Cognitiva (Volume 2): Linguagem Oral
– Avaliação Neuropsicológica Cognitiva (Volume 3): Leitura, Escrita e Aritmética – 2 Edição
– Avaliação Neuropsicológica Cognitiva (Volume 4): Memória de Trabalho
– Cubos Corsi
– Torre de Londres
– Teste Token
Essa coleção contem somente os livros de Avaliação Neuropsicológica Cognitiva e o Cubos Corsi, os protocolos devem ser adquiridos separadamentes, nos livros tem os modelos de protocolos, não os originais.
Material que deve servir de subsídio para a prática da avaliação neuropsicológica cognitiva, por meio de explanações teóricas acerca dos construtos tratados e da disponibilização de instrumentos, acompanhados dos sumários de suas qualidades psicométricas e de tabelas de normatização que possibilitam interpretar os desempenhos de um indivíduo em relação ao esperado para seu nível de desenvolvimento.
Avaliação Neuropsicológica Cognitiva (1): ATENÇÃO E FUNÇÕES EXECUTIVAS:
– Considerações sobre neuropsicologia e sobre avaliação neuropsicológica amparadas na abordagem do processamento de informação;
– Os principais conceitos da psicometria;
– Teste de Atenção por Cancelamento;
– Teste de Trilhas: Partes A e B;
– Teste de Trilhas para Pré-escolares;
– Teste da Torre de Londres.
Avaliação Neuropsicológica Cognitiva (2): LINGUAGEM ORAL:
– Considerações sobre teoria e pesquisa para avaliação de aspectos da linguagem oral;
– Teste de Discriminação Fonológica;
– Teste Infantil de Nomeação;
– Teste de Repetição de Palavras e Pseudopalavras;
– Prova de Consciência Fonológica por Produção Oral;
– Prova de Consciência Fonológica por Escolha de Figuras.
Avaliação Neuropsicológica Cognitiva (3): LEITURA, ESCRITA E ARITMÉTICA – 2 Edição:
– Considerações sobre processos de compreensão e de escrita;
– Teste Contrastivo de Compreensão Auditiva e de Leitura;
– Prova de Escrita sob Ditado (versão reduzida);
– Considerações sobre competência aritmética sob a perspectiva do processamento da informação;
– Prova de Aritmética.
Avaliação Neuropsicológica Cognitiva (4): MEMÓRA DE TRABALHO:
– Memória de trabalho: entendendo o construto e modelos cognitivos;
– Bases neurobiológicas da memória de trabalho;
– Paradigmas de avaliação da memória de trabalho: instrumentos clássicos de avaliação;
– O impacto da memória de trabalho na aprendizagem e no desempenho acadêmico;
– O papel da memória de trabalho na compreensão leitora;
– Tarefa Span de Blocos – Corsi e Tarefa Span de Dígitos: estudos psicométricos, dados normativos, descrição e instruções gerais;
– Estudos de casos e modelos de utilização dos protocolos das tarefas.
CUBOS CORSI
Aplicação: Avaliação Neuropsicológica;
Objetivo: avaliar memória operacional através do esboço visuoespacial;
Público: crianças (tabelas normativas de 4 a 10 anos).
Aplicação: individual e em sessão única;
Material: produzido em polipropileno (plástico resistente e leve);
Correção: manual.
Composto por:
Prancha com cubos numerados de 1 a 9 (tamanho 25x20x4).
TORRE DE LONDRES
Objetivo: Avaliar ou intervir nas funções executivas, especificamente as habilidades de planejamento e solução de problemas.
População: crianças e adolescentes (tabelas normativas de 11 a 14 anos e jovens adultos).
Aplicação: Individual e em sessão única.
Cartão com posições utilizadas nas intervenções formato calendário.
Acompanha:
01 – Base com 03 pinos;
03 – Esferas (vermelha, azul e verde);
01 – Fichas de aplicação em formato de calendário, com fichas duplas, uma de frente para o paciente e outra de frente para o terapeuta.
TESTE TOKEN
O Token Test foi preparado por Ennio De Renzi e Luigi Vignolo em 1962. Em 1979, foi adaptado e padronizado. Por outro lado, De Renzi e Faglioni fizeram uma versão curta em 1978 de 36 itens.
Este é um teste amplamente utilizado na prática clínica e na pesquisa para explorar o entendimento verbal de ordens de crescente complexidade. Isso se deve à sua fácil administração, aplicação, correção e análise, e sua alta sensibilidade para detectar dificuldades linguísticas em várias patologias
O Teste de Tokens Renzi e Vignolo consiste em 20 tokens ou fichas de cinco cores (vermelho, azul, verde, amarelo, branco), duas formas (círculos, quadrados) e dois tamanhos (grandes e pequenos), manipulados pelo sujeito de acordo com as ordens verbais do examinador . O examinador lerá cada pedido enquanto o sujeito tenta cumpri-lo.
Eles são organizados em 5 seções de instruções, organizadas em um grau de complexidade crescente, de acordo com o número de operações necessárias para resolver a tarefa. No total, existem 62 pedidos / instruções.
Objetivo: Compreensão da linguagem por meio da execução de comandos simples ditados pelo examinador.
Sua aplicação progressiva possibilita determinar, a partir das respostas do sujeito, a presença ou ausência de certas funções cognitivas, mas avalia fundamentalmente a linguagem receptiva (compreensão) . Também pode detectar a presença de alguma patologia funcional ou orgânica (sempre de acordo com a experiência e o conhecimento do avaliador).
Por outro lado, o Teste de Renzi e Vignolo Token pode ser útil para avaliar aspectos de outras áreas cognitivas, como a integridade da memória de trabalho, ou outras funções, como memória imediata, memória remota e de curto prazo, pensamento relacional , estabilidade de objetos e outros.
O recurso básico do teste Renzi e Vignolo Token é que a compreensão de cada palavra da ordem verbal é essencial para concluir a tarefa . Ou seja, a progressão não é repetitiva, pois cada instrução precisa ser decodificada corretamente para executá-la.
Aplicação: Individual e em sessão única.
Composto por 20 peças:
05 círculos grandes (verde, branco, amarelo, preto e vermelho);
05 círculos pequenos (verde, branco, amarelo, preto e vermelho);
05 quadrados grandes (verde, branco, amarelo, preto e vermelho);
05 quadrados pequenos (verde, branco, amarelo, preto e vermelho).
Acompanha arquivo com: objetivo, administração, pontuação, dados normativos e folha de aplicação.
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