Neste livro estão reunidos trabalhos teóricos e empíricos ou de revisão da literatura de autores brasileiros de diversas instituições, nos quais a teoria de Piaget foi a principal fonte de fundamentação. Os Capítulos foram organizados com o objetivo de apresentar de forma sistemática os trabalhos que enfatizam as três dimensões – cognição, afetividade e moralidade – que são focalizadas no livro.
Capítulos: 1. Jogos e brincadeiras em uma perspectiva piagetiana: análise das pesquisas realizadas no programa de pós-graduação em psicologia da universidade federal do Espírito Santo; 2. Concepções de professores sobre brincar, jogar, aprendizagem e desenvolvimento; 3. Processo de tomada de consciência: teoria e pesquisas; 4. Observáveis, coordenações, leitura e jogo: tecendo laços; 5. Tipificação de erros no jogo da senha de universitários em uma abordagem microgenética; 6. Dos níveis de compreensão aos níveis de análise heurística: novas contribuições conceituais e suas influências metodológicas sobre a psicologia genética que utiliza jogos de regras; 7. Afetividade segundo Jean Piaget: contribuições para a psicologia do desenvolvimento; 8. Oficinas com idosos na perspectiva da psicologia do desenvolvimento; 9. A trapaça no contexto do juízo e da ação moral; 10. Juízos de surdos sobre humilhação no trabalho versus sobrevivência da família; 11. A generosidade em contraposição à obediência à autoridade: juízos morais de crianças e adolescentes.
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