A compreensão em leitura é uma habilidade importante tanto para o sucesso na escolarização formal como para o exercício pleno da cidadania. Este livro coloca em foco a técnica de Cloze como ferramenta que permite tanto o diagnóstico quanto a intervenção nas dificuldades associadas à leitura, possibilitando, assim, colaborar eficazmente com a melhoria das práticas pedagógicas.
Parte I – Capítulos: 1. Proficiência em leitura: um panorama da situação; 2. A técnica de cloze na avaliação da compreensão em leitura; 3. Pesquisas com o teste de cloze no Brasil; 4. Estudos com o sistema orientado de cloze para o ensino fundamental; Parte II – Capítulos: 5. Leitura e desempenho escolar em alunos do ensino fundamental; 6. Compreensão em leitura no ensino médio: análise de acertos por item; 7. O teste de cloze e o desenvolvimento perceptomotor no início da escolarização; 8. Maturidade perceptomotora e compreensão em leitura: um estudo correlacional; 9. A técnica de cloze e o jogo de regras: construindo relações e conhecimentos; 10. Desempenho em leitura e suas relações com o contexto familiar; 11. Eficiência de um curso de português no desenvolvimento da leitura e escrita.
Avaliações
Não há avaliações ainda.