As mudanças de estágios no desenvolvimento infantil são desafiadoras para algumas crianças, pois ainda precisam desenvolver habilidades para lidarem com os novos períodos e fases a serem vivenciados. Em razão disso, a aquisição de controle esfincteriano fecal e urinário, que é influenciada por fatores fisiológicos, psicológicos e socioculturais, é um dos estágios que podem ser complexos e exigir treino e persistência da criança e de seus cuidadores.
O treino do desfralde pode ser ajudado por psicólogos por meio de estratégias em terapia cognitivo-comportamental, como ensino de habilidades que facilitem o reconhecimento das próprias necessidades fisiológicas na criança, auxílio na compreensão, pela criança, de suas alterações sensoriais, emocionais e cognitivas, orientação aos pais, entre outras.
O Baralho do desfralde tem como objetivo promover um plano de intervenções baseado na terapia cognitivo-comportamental, a fim de promover suporte técnico para profissionais que trabalham com o desenvolvimento infantil e suas complexidades, como também nos serviços de saúde mental.
Este baralho conta com material de apoio digital, no qual expõe casos clínicos sobre:
Treino para enurese;
Treino para encoprese;
O desfralde no TEA (transtorno do espectro autista);
Treino com os pais como coterapeutas.
Este baralho dispõe de anexos para download.
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