O Baralho da Comunicação é fruto de estudos no campo das Habilidades Sociais Educativas e da experiência teórica e prática das autoras. Pesquisas na área (COGNETTI; BOLSONI-SILVA, 2021; MARIANO; BOLSONI-SILVA, 2016) têm indicado os efeitos favoráveis de práticas educativas positivas na relação entre professores e alunos. Entre essas práticas, estão a expressão de afeto positivo e o estabelecimento de condições que permitam às crianças expressarem suas necessidades.
Os desafios do cotidiano escolar (como salas de aulas superlotadas e falta de tempo suficiente para a programação do ensino) podem limitar as oportunidades de o professor atentar a tais práticas. Nesse sentido, o Baralho da Comunicação: promovendo habilidades sociais educativas atua como um disparador de contextos que possibilitam a reflexão sobre habilidades relevantes nos processos de ensino e aprendizagem, podendo colaborar com as interações entre professor e aluno de maneira lúdica e com temas atuais.
Público-alvo
Professores, familiares e/ou clínicos.
Manual Psicoeducativo
O Baralho da Comunicação acompanha o Manual Psicoeducativo, cujo objetivo é favorecer aos participantes (especialmente professores e demais profissionais que coordenarem a sua aplicação) o entendimento do que são as Habilidades Sociais Educativas (HSE), bem como dos comportamentos de comunicação relacionados a elas.
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