Esta produção tem como característica a interdisciplinaridade, uma vez que a Psicomotricidade é área de interseção de diversos saberes da Saúde e da Educação. O professor de Educação Infantil pode enriquecer seu olhar ao encontrar neste livro aspectos pertinentes à aprendizagem e, consequentemente, ao desenvolvimento infantil. O fonoaudiólogo encontra neste livro um grande suporte para o esclarecimento do diagnóstico diferencial de patologias que apontam alterações psicomotoras. Para o fisioterapeuta, o livro traz a possibilidade do despertar para um novo olhar que ultrapassa as questões puramente funcionais de uma terapêutica. Para o professor de Educação Física preocupado e envolvido com a aprendizagem motora, fornece uma visão ampla do desenvolvimento e das aquisições dos aspectos psicomotores, bem como de suas possíveis alterações.
Sumário:
PSICOMOTRICIDADE – DE ONDE VEM?
Deuses Criando História
Homens Criando História
O Brasil Entra na História
Moral da História – Afinal, o Que É Psicomotricidade?
UM OLHAR SOBRE O DESENVOLVIMENTO
Tabela de Reflexos
Habilidades Motoras Estabilizadoras
Habilidades Motoras Locomotoras
Habilidades Motoras Manipulativas
QUANDO O CORPO NÃO SERVE PARA…
A Importância da Anamnese na Forma de Entrevista
O Que Observar em um Primeiro Contato?
A Qualidade na Avaliação
Por Que Avaliar?
O QUE CONSIDERAR ANTES DE INICIAR A INVESTIGAÇÃO?
Transtornos Psicomotores
Estruturas do Sistema Nervoso – Unidades Funcionais de Luria
QUE INSTRUMENTOS USAR?
Verificação da Primeira Unidade Funcional de Luria
Prova 1 – Exame de Tônus (AJURIAGUERRA – BERGÈS, 1963)
Prova 2 – Equilibração
Prova 3 – Conhecimento do Corpo
Prova 4 – Organização Perceptiva e Estruturação Espaço‑Temporal
Prova 5 – Lateralização
Prova 6 – Praxia Global
Prova 7 – Praxia Fina
COMO AVALIAR BRINCANDO?
Protocolos para a Avaliação Psicomotora
1a Unidade Funcional
2a Unidade Funcional
3a Unidade Funcional
O RELATÓRIO – UM OLHAR PARA ALÉM DO DESEMPENH
REFERÊNCIAS
Avaliações
Não há avaliações ainda.