A Avaliação Neuropsicológica Luriana, com ênfase em aspectos qualitativos, permite a diferenciação de problemas de aprendizagem e de comportamento, causados por falta de maturação e ou por características de estrutura cerebral decorrentes de ensino inadequado ou características comprometidas da personalidade da criança (GLOZMAN, 2014). Luria não foi favorável a avaliações com medidas fixas e imutáveis, pois acreditava no potencial de cada pessoa, desta maneira, considerava as possibilidades de desenvolvimento, tendo em vista a etapa seguinte do desenvolvimento a ser alcançada. Auxiliava cada paciente, sempre atento ao ponto em que ele precisava de seu apoio e quando já conseguia executar sozinho. Esse princípio luriano de diálogo interativo durante a avaliação neuropsicológica permitia revelar a zona do desenvolvimento proximal de cada paciente (ANAUATE e GLOZMAN, 2017). É sob esta ótica que disponibilizamos a avaliação neuropsicológica luriana para os profissionais da área da saúde e educação que tenham conhecimento aprofundado em desenvolvimento humano como um material de rastreio qualitativo que complementa outros instrumentos quantitativos e padronizados na população brasileira.
Para aplicação em crianças de 3-6 e 7-14 anos e em adultos
Autor(a): Janna Glozman
Adaptadores(as): Carla Anauate/ Fernanda Paes B. França
Edição / Ano: 2/2024
Número de Páginas: 86
Dimensões: 31X23X3
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