O número cada vez mais elevado de crianças com autismo fez surgir dúvidas cada vez mais acentuadas sobre o “como” e o “por quê”. Desta problemática que compromete de forma relevante o dia a dia das crianças, dos jovens e, também, adultos com funcionalidades tão peculiares. Sendo uma perturbação do neurodesenvolvimento com impacto significativo na comunicação social e nos comportamentos (interesses, atividades…), o autismo manifesta-se das formas mais variadas e de intensidade diversificada, muitas vezes com alguma sutileza, conduzindo a erros graves de diagnóstico e, assim, comprometendo a intervenção. Neste livro, estão as respostas mais esperadas para as dúvidas mais frequentes, traduzindo-se em um livro emergente e essencial para todos aqueles que procuram o conhecimento em uma visão neuropsicológica e psicopedagógica, o que permite aprimorar as suas práticas sendo professor, educador, psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo ou outra área igualmente importante quando se fala de autismo. Este livro foi pensado e produzido para você.
“A obra apresentada por Nora Cavaco é de transcendente criatividade, aproxima-se de um currículo específico direcionado para a formação de pais, educadores e clínicos a fim de poderem, com a sua interação e intervenção, induzir a otimização desenvolvimental de crianças e jovens autistas.”
Vitor da Fonseca
Autora: Nora Cavaco
Formato: 14x21cm
172 páginas
Ano de publicação: 1º edição – 2020
Sumário
PREFÁCIO 9
Vitor da Fonseca
Apresentação 15
Saul Neves de Jesus
Introdução 19
O técnico ou o educador 22
Autismo, como definir e explicar? 24
- O AUTISMO E A AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA 27
- A NEUROPSICOLOGIA, O AUTISMO E AS FUNÇÕES
EXECUTIVAS 37
2.1. O educador e as suas interfaces
na promoção da resiliência 43
2.2. O desenvolvimento do educador em
nível pessoal e profissional: resiliência 87
Referências 109
- AUTISMO E PROPOSTAS DE ATIVIDADES 123
3.1. Atividade I 125
3.2. Atividade II 127
3.3. Atividade III 128
3.4. Atividade IV: Trabalhando as expressões 130
3.5. Atividade V: As minhas rotinas diárias 131
3.6. Atividade 6: Jogando com a memória 133
3.7. Técnicas utilizadas 134
3.8. Como devemos organizar-nos para
trabalhar com a criança autista? 138
3.9. Planificar para a criança e com a criança 140
3.10. Objetivos traçados pela equipe
recorrendo ao PEI 144
3.11. Como agir com a criança autista? 148
Referências 169
Avaliações
Não há avaliações ainda.