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Autismo – O que os pais devem saber

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‘Autismo – o que os pais devem saber?’ traz informações sobre a síndrome do autismo com suas principais características, critérios para diagnóstico e algumas orientações sobre o encaminhamento da criança aos profissionais da área.

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‘Autismo – o que os pais devem saber?’ traz informações sobre a síndrome do autismo com suas principais características, critérios para diagnóstico e algumas orientações sobre o encaminhamento da criança aos profissionais da área. Aborda as tendências de trabalho educacional realizado com crianças e alunos autistas e toma a Abordagem Histórico-Cultural com as obras de Vigotsky como um referencial na quebra de paradigmas sobre o atendimento terapêutico e educacional da criança e do aluno com autismo. O livro também apresenta informações e comentários sobre o uso da Comunicação Suplementar Alternativa como uma ferramenta importante para o trabalho com alunos autistas, em uma perspectiva do desenvolvimento da linguagem e da interação social.

Descrição

Currículo da autora:

Pedagoga. Psicopedagoga. Mestre e doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. Pesquisadora na área da Educação Inclusiva abrangendo a formação de professores e a gestão educacional.

Sumário:

PREFÁCIO

APRESENTAÇÃO

O QUE A LITERATURA NOS DIZ SOBRE O AUTISMO?

. Origem da palavra “autismo”

. O que é síndrome?

. Os primeiros estudos sobre o autismo

. Conceito atual do autismo e incidência

. Critérios internacionais para o diagnóstico do autismo

. Hipóteses desencadeadoras do autismo

. Condições clínicas associadas ao autismo

. Uma síntese sobre a síndrome do autismo

. Quadro sintomático do autismo no desenvolvimento do indivíduo

. As dificuldades com os deficits da linguagem

. Resumindo…

A PRESENÇA DA ABORDAGEM COMPORTAMENTAL NA EDUCAÇÃO DA PESSOA COM AUTISMO

. Uma concepção de educação centrada no deficit e na doença

. A abordagem behaviorista: breve síntese

. Behaviorismo e autismo

. O programa TEACCH e a modificação do comportamento

. Comunicação Suplementar Alternativa: um apoio aos alunos, aos professores e aos familiares

. Resumindo

CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL NA EDUCAÇÃO DE AUTISTAS

. Alguns dos pressupostos da abordagem histórico-cultural de Vigotsky

. Abordagem histórico-cultural: breve síntese

. A linguagem, o professor mediador e a produção de significado para alunos com autismo

. Resumindo

UMA PALAVRA A MAIS AOS PAIS

REFERÊNCIAS

ANEXOS

. Anexo 1 – Manual diagnóstico e estatística de transtornos mentais – DSM – IV

. Anexo 2 – Classificação internacional de doenças – CID 10

Peso 0,3 kg
Dimensões 10 × 10 × 5 cm

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