Este livro propõe um olhar diferente para a Matemática. Um olhar que revela uma Matemática mais viva, mais próxima, mais lúdica, mais acessível para todos os alunos. Mais ainda, o que propomos com este livro é um trabalho inclusivo em Matemática, que permita a todos o prazer em aprender, conhecer e descobrir. É intenção dos autores ao elaborar este livro fornecer subsídios a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com propostas de atividades que favorecem o aprendizado em Matemática para alunos com ou sem deficiência, de maneira que o professor procure assumir uma posição crítica em relação ao ensino, para adequá-lo ao público com o qual lida, e à realidade em que está inserido.
Sumário:
Prefácio
Matemática e Inclusão: Uma Equação de Possibilidades
Apresentação
A estrutura das atividades
Espaço e Forma
Atividade 1 – Caixas de Alegria
Atividade 2 – Fazendo Arte
Números e Operações
Atividade 3 – Multiplicando com o Material Dourado
Atividade 4 – As voltas de um caracol
Grandezas e Medidas
Atividade 5 – Explorando as embalagens
Atividade 6 – Medidas de tempo
Tratamento de Informação
Atividade 7 – Calendário de aniversariantes
Atividade 8 – Organizando informações
Algumas Considerações
Avaliações
Não há avaliações ainda.