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Aquisição da Leitura e da Escrita – Uma Abordagem Teórica e Prática a partir da Consciência Fonológica

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Esta obra destina-se a todos que trabalham com desenvolvimento infantil e aprendizagem. Esta obra traduz questões e informações sobre aspectos relacionados à aprendizagem e à aquisição de leitura e escrita. Proporciona ao leitor uma reflexão sobre o contexto da alfabetização no Brasil, considerações relacionadas com a família, a criança e a escola, desenvolvimento da linguagem e consciência fonológica. Ainda apresenta uma amostragem de pesquisa de campo recente sobre alfabetização e consciência fonológica, comprovando relações e hipóteses, correlacionando todos os aspectos citados anteriormente entre si, além de trazer sugestões de condutas e atividades práticas.

Sumário:

APRESENTAÇÃO

PREFÁCIO

CAPÍTULO 1 – COMPREENDENDO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

             1.1 As dificuldades de aprendizagem

CAPÍTULO 2 – A TEORIA LINGÜÍSTICA

             2.1. O domínio da linguagem

             2.1.a. Unidades e níveis das teorias que explicam a linguagem

             2.1.b. O plano antropofônico e a comunicação oral da linguagem.

             2.1.c Unidades lingüísticas e o desenvolvimento infantil

             2.1.1. A fala

             2.1.2. A leitura

             2.1.3. A escrita

             2.2. O desenvolvimento da linguagem

             2.2.1. A aquisição do léxico

             2.2.2. A aquisição do sistema fonético-fonológico

             2.2.2.1. O sistema fonológico do português do Brasil

             2.2.2.2. Aspectos suprassegmentais

             2.2.3. A aquisição morfológica

             2.2.4. Aquisição sintática

             2.2.5. Aquisição semântica

CAPÍTULO 3 – A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA 

             3.1. A implicação da consciência fonológica no aprendizado

             3.1.1. A controvérsia na abordagem do tema.

             3.2. A implicação da consciência fonológica na alfabetização

CAPÍTULO 4 – PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

CAPÍTULO 5 – PROJEÇÃO DOS RESULTADOS E A INTER-RELAÇÃO DA FALA E DA ESCRITA

CAPÍTULO 6 – CONCLUSÃO

CAPÍTULO 7 – PRÁTICAS PARA TREINO DE HABILIDADES AUDITIVAS E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

CAPÍTULO 8 – EXERCÍCIOS PRÁTICOS

             1 – Estimulação de Habilidades Auditivas

             8.2 Consciência e Habilidades Fonológicas

REFERÊNCIAS

Peso 0,350 kg
Dimensões 21 × 14 × 5 cm

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