Esta obra destina-se a todos que trabalham com desenvolvimento infantil e aprendizagem. Esta obra traduz questões e informações sobre aspectos relacionados à aprendizagem e à aquisição de leitura e escrita. Proporciona ao leitor uma reflexão sobre o contexto da alfabetização no Brasil, considerações relacionadas com a família, a criança e a escola, desenvolvimento da linguagem e consciência fonológica. Ainda apresenta uma amostragem de pesquisa de campo recente sobre alfabetização e consciência fonológica, comprovando relações e hipóteses, correlacionando todos os aspectos citados anteriormente entre si, além de trazer sugestões de condutas e atividades práticas.
Sumário:
APRESENTAÇÃO
PREFÁCIO
CAPÍTULO 1 – COMPREENDENDO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
1.1 As dificuldades de aprendizagem
CAPÍTULO 2 – A TEORIA LINGÜÍSTICA
2.1. O domínio da linguagem
2.1.a. Unidades e níveis das teorias que explicam a linguagem
2.1.b. O plano antropofônico e a comunicação oral da linguagem.
2.1.c Unidades lingüísticas e o desenvolvimento infantil
2.1.1. A fala
2.1.2. A leitura
2.1.3. A escrita
2.2. O desenvolvimento da linguagem
2.2.1. A aquisição do léxico
2.2.2. A aquisição do sistema fonético-fonológico
2.2.2.1. O sistema fonológico do português do Brasil
2.2.2.2. Aspectos suprassegmentais
2.2.3. A aquisição morfológica
2.2.4. Aquisição sintática
2.2.5. Aquisição semântica
CAPÍTULO 3 – A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
3.1. A implicação da consciência fonológica no aprendizado
3.1.1. A controvérsia na abordagem do tema.
3.2. A implicação da consciência fonológica na alfabetização
CAPÍTULO 4 – PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
CAPÍTULO 5 – PROJEÇÃO DOS RESULTADOS E A INTER-RELAÇÃO DA FALA E DA ESCRITA
CAPÍTULO 6 – CONCLUSÃO
CAPÍTULO 7 – PRÁTICAS PARA TREINO DE HABILIDADES AUDITIVAS E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
CAPÍTULO 8 – EXERCÍCIOS PRÁTICOS
1 – Estimulação de Habilidades Auditivas
8.2 Consciência e Habilidades Fonológicas
REFERÊNCIAS
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