Este livro aborda os processos de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental, correlacionando esses tópicos com a Educação Matemática, interdisciplinaridade, artes, ludicidade e como ocorrem suas implicações na alfabetização matemática. De forma peculiar, busca-se entrelaçar os temas para expor a necessidade de uma modificação na prática educativa, com vistas a uma nova maneira de alfabetizar as crianças com relação à Matemática. O texto tem como objetivo orientar os professores para uma maior compreensão do que é alfabetização matemática e como acontece esse processo, discutindo sobre qual é o papel da escola, do professor e do aluno para uma concepção da Matemática como linguagem.
SUMÁRIO
Apresentação……………………………….. 13
- Foco: Educação Matemática…………………. 17
- Reflexão: Alfabetização Matemática……….. 35
- Interdisciplinaridade: Matemática
no mundo…………………………………………… 55 - A arte e o brincar: Contribuição para
o desenvolvimento do raciocínio lógico……… 71 - Desenvolvendo habilidades e competências
matemáticas: Educação Infantil……………….. 87
Atividade 1 – Nós quatro………………….. 88
Atividade 2 – Indiozinhos…………………. 89
Atividade 3 – Que cor………………………. 90
Atividade 4 – Medindo…………………….. 91
Atividade 5 – Memória numérica………… 92
Atividade 6 – Faz de conta e Matemática. 93
Atividade 7 – Jogo dos erros………………. 93
Atividade 8 – Tangran Desafio…………… 95
Atividade 9 – Geometria das dobraduras.. 96
Atividade 10 – Boliche monetário……….. 97
Atividade 11 – Releitura de obra de arte.. 98
Atividade 12 – Vitamina numérica………. 99
- Desenvolvendo habilidades e
competências matemáticas: anos iniciais
do Ensino fundamental I………………………… 101
Atividade 1 – Quem vem antes e depois?. 102
Atividade 2 – Jogo das chamadas………… 103
Atividade 3 – Sacola dourada……………… 103
Atividade 4 – Cobras e serpentes…………. 104
Atividade 5 – Jogo da corrente…………… 105
Atividade 6 – Adição quinze………………. 106
Atividade 7 – Dominó……………………… 107
Atividade 8 – Tangran circular…………… 108
Atividade 9 – Releitura de obra de arte…. 109
Atividade 10 – Pinóquio geométrico……. 110
Atividade 11 – Geometria na Copa……… 111
Atividade 12 – O que é o que é?…………. 112
Atividade 13 – Senha……………………….. 114
- Conclusão: Papel do professor………………. 117
Referências. 131
Avaliações
Não há avaliações ainda.