O foco central dos Capítulos aqui presentes é o ensino-aprendizagem a partir das diferentes perspectivas que compõem esse processo: a perspectiva social, a subjetiva, a psicanalítica, a escolar, entre outras. As distintas análises teórico – metodológicas do fenômeno ensino-aprendizagem perpassam enfoques que se encontram na perspectiva interdisciplinar. Além disso, cada pesquisa aqui apresentada reflete uma visão de ciência contextualizada, histórica feita por pessoas, para a compreensão de pessoas.
1. A parceria entre pesquisadores: contribuição ao enfoque qualitativo; 2. Fatores individuais no processo de aprendizagem: relações entre autoconceito, depressão e desempenho acadêmico; 3. Linguagem e mediação implicações na formação do sujeito; 4. O compromisso do educador social em espaços de aprendizagem não escolar; 5. Aprendizagem de ética: privilégio de seres humanos; 6. A importância da escolarização em língua portuguesa para imigrantes no Québec; 7. Diálogos entre neurociência e educação: ampliando as possibilidades de inclusão; 8. Repetição e simbolização nas brincadeiras de crianças; 9. A atividade de aprendizagem: da origem a algumas implicações; 10. Estudo sobre a correlação entre aprendizagem, autoconceito e gênero; 11. Constituição psíquica e problemas de aprendizagem; 12. Representação da inteligência por professores: impacto na prática pedagógica e na aprendizagem.
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