Os autores são renomados pesquisadores, apaixonados pelos seus temas de pesquisa, que não pouparam esforços para traduzir esta paixão em forma de relatos empíricos, estudos de caso, reflexões e propostas para desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais desta população nos mais variados contextos. Situações de aprendizagem nos diversos níveis de ensino, incluindo a universidade; criatividade, ludicidade, expertise, questões de gênero, dupla excepcionalidade (ou dupla condição), as políticas educacionais e os aspectos sociais e afetivos estão entre os tópicos aqui discutidos, trazendo, em uma linguagem transdisciplinar, um rico material de reflexão aos leitores.
Desta forma, este é um livro útil para os diversos profissionais que lidam com a superdotação, sejam professores, psicólogos, profissionais da área de saúde, médicos, pediatras, estudantes de graduação e pós-graduação, pais ou pessoas interessadas em conhecer a área com mais profundidade e abrangência.
SUMÁRIO
Capítulo 1 – Reexaminando o papel da educação para superdotados e o desenvolvimento de talentos para o Século XXI: uma abordagem teórica em quatro partes, Joseph S. Renzulli, p. 19
Capítulo 2 – Vivendo com intensidade e sensibilidade: um olhar para o mundo emocional da criança superdotada, na visão de K. Dabrowski, Angela Virgolim, p. 43
Capítulo 3 – Trajetórias de vida de pessoas com altas habilidades ou superdotação, Denise Rocha Belfort Arantes-Brero / Christina CupertinoAngela Virgolim, p. 69
Capítulo 4 – Expertise e criatividade: contribuições da modelagem computacional da cognição, Gustavo Danicki Aureliano Rosa / Afonso T. Galvão, p. 97
Capítulo 5 – Expertise, criatividade e altas habilidades/superdotação: um estudo na busca de fronteiras, Olzeni Costa Ribeiro / Afonso T. Galvão, p. 113
Capítulo 6 – A questão do gênero na criatividade, Tatiana de Cássia Nakano / Karina da Silva Oliveira / Priscila Zaia, p. 141
Capítulo 7 – Aprendizagem criativa da leitura e da escrita como processo de desenvolvimento da subjetividade, Luciana Soares Muniz / Albertina Mitjáns Martínez, p. 161
Capítulo 8 – Afetividade e criatividade na educação de superdotados: uma proposta a partir da ludicidade, Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Tania Stoltz, p. 201
Capítulo 9 – Inteligência e criatividade dentro do espectro autista, Elisabete Castelon Konkiewitz, p. 213
Capítulo 10 – Dupla excepcionalidade, potencialidades e dificuldades: uma discussão a partir de estudos de caso, Joulilda dos Reis Taucei / Tania Stoltz, p. 239
Capítulo 11 – Aluno com altas habilidades/superdotação matematica-mente talentoso: um desafio ao professor, Járci Maria Machado / Tania Stoltz, p. 261
Capítulo 12 – O professor frente à identificação do estudante com altas habilidades/superdotação na universidade, Denise Maria de Matos Pereira Lima / Laura Ceretta Moreira, p. 271
Capítulo 13 – As altas habilidades ou superdotação no ensino superior: possibilidades e avanços no Brasil, Cristina Maria Carvalho Delou / Fernanda Serpa Cardoso / Waisenhowerk Vieira de Melo / Juliana Antunes Pessanha / Jeane Mendonça Garcia / Raquel Lutterbach Ferreira Giannini / Helena Carla Castro, p. 287
Capítulo 14 – Altas habilidades/superdotação e a política educacional: uma cronologia da história de letras no papel e omissões na prática, Susana Graciela Pérez Barrera Pérez, p. 307
Sobre os Autores, p. 333
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