SUMÁRIO
INTRODUÇÃO, p. 15
Capítulo 1 – IDENTIFICAÇÃO DE ESTUDANTES SUPERDOTADOS, p. 19
O que dizem pesquisadores e estudiosos sobre características comportamentais de estudantes superdotados?, p. 21
Modelo dos Três Anéis de Joseph Renzulli, p. 23
Modelo das Portas Giratórias, p. 25
Quem é a criança superdotada de acordo com especialistas?, p. 28
Quando identificar uma criança superdotada?, p. 32
Existe um único perfil de superdotado?, p. 33
Há muitos superdotados na escola?, p. 34
Identificação a partir de um modelo de sondagem, p. 35
Modelo de sondagem inicial para a identificação da superdotação, p. 35
Apresentação do instrumento indicativo de características de altas habilidades/superdotação (AH/SD), p. 38
Instrumento indicativo de características de altas habilidades/superdotação (AH/SD), p. 38
O que fazer após a identificação da criança superdotada?, p. 47
Capítulo 2 – MITOS SOBRE ESTUDANTES SUPERDOTADOS, p. 49
Todas as crianças são superdotadas?, p. 50
Os estudantes superdotados não precisam de ajuda? Conseguem fazer tudo por conta própria?, p. 51
Estudantes superdotados devem ter professores superdotados?, p. 52
Quando professores realizam desafios a todos os estudantes, os superdotados irão se adaptar bem na sala de aula regular?, p. 53
Estudantes superdotados influenciam os outros estudantes de sua sala de aula a serem mais inteligentes, tornando-se um modelo para todos de seu convívio?, p. 54
A criança não pode ser superdotada porque ela tem uma deficiência?, p. 55
A educação de superdotados requer uma abundância de recursos?, p. 56
Os estudantes superdotados são felizes, populares e bem ajustados?, p. 57
Um estudante não pode ser superdotado porque ele tem notas baixas?, p. 58
Programas de educação de superdotados são elitistas?, p. 59
Aceleração de série ou ano é algo socialmente prejudicial para estudantes superdotados?, p. 60
A importância de esclarecimento sobre os mitos na educação de superdotados, p. 61
Capítulo 3 – EDUCAÇÃO DE SUPERDOTADOS EM DIVERSOS PAÍSES DO MUNDO, p. 65
Declaração mundial sobre educação para todos, p. 70
Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais, p. 71
Atendimento Educacional Especializado (AEE), p. 72
Por que o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é importante aos superdotados?, p. 73
Locais de atendimento referente à educação de superdotados no mundo, p. 74
Sites referentes à área de altas habilidades/superdotação (AH/SD), p. 83
Recomendações de leitura: obras sobre altas habilidades/superdotação (AH/SD), p. 84
Filmes relacionados à área de altas habilidades/superdotação (AH/SD), p. 86
REFERÊNCIAS, p. 87
SOBRE A AUTORA, p. 91
AGRADECIMENTO À CAPES, p. 93
Avaliações
Não há avaliações ainda.