Título Original: Abordagem Multidisciplinar da Aprendizagem
Organização: Rafael Silva Pereira
Copyright 2015 – QualConsoante, Lda.
Impressão e Acabamento: A. J. Sá Pinto e Filhos Encadernadores, Lda – Viseu
ISBN: 978-989-97992-6-4
1ª Edição: junho de 2015
Depósito Legal: 394467/15
Número de páginas: 689 p.
Prefácio
Numa obra de caráter absolutamente multidisciplinar em que são vários os temas e vários os autores de cada uma das áreas, seria efetivamente possível que este prefácio fosse elaborado por alguém de referência nesta área.
Contudo, pareceu-me na realidade que, considerando o real objetivo desta obra, o Prefácio fosse o rosto das crianças em que pensei quando decidi colocar mãos à obra na organização deste livro.
São estas crianças que diariamente precisam da nossa ajuda; da nossa ajuda enquanto pais e profissionais da Educação e da Saúde.
Como tal, alguns deles decidiram participar quando lhes contei o objetivo.
Por questões de sigilo o nome será omitido. Mas no seu teor, o que escrevem faz-nos na realidade pensar que devemos estar aqui para eles e por eles.
(os textos dos alunos encontram-se no livro original)
Índice
CAPÍTULO 1
NEUROAPRENDIZAGEM
O Cérebro que aprende a Ler e a Escrever ………………………………………………………………… 15
NeuroEducação: Educar com o Cérebro ……………………………………………………………………. 25
Cérebro e Linguagem: inter-relações necessárias para a aprendizagem …………..………. 39
O cérebro que lê é plástico ……………………………………………………………………………………….. 57
Bases Neurobiológica da Aprendizagem Sócio, Cognitiva
e Emocional no Ambiente Escolar …………………………………………………………………………… 65
Atenção, memorização e neuroaprendizagem ………………………………………………………… 79
CAPÍTULO 2
APRENDIZAGEM E AS SUAS DIFICULDADES ESPECÍFICAS
Aprendizagem: informação, cognição e motivação …………………………………………………… 95
Dificuldades de Aprendizagem Específicas, um desafio à escola ……………………………… 103
Uma visão Psicopedagógica das Dificuldades de Aprendizagem ……………………………… 131
Bilinguismo e Aprendizagem ………………………………………………………………………………..… 145
Baixo desempenho escolar e suas diferentes causas: diagnóstico diferencial ………..… 155
Inteligência e Funções Executivas no processo ensino-aprendizagem …………………..… 179
Breves apontamentos sobre Dislexia ……………………………………………………………………… 193
Dislexia: Diagnóstico possível ………………………………………………………………………………… 205
A Importância de uma Avaliação Multidisciplinar …………………………………………………… 215
Intervenção em habilidades linguísticas na dislexia
para aquisição e desenvolvimento da leitura …………………………………..……………………… 229
A evolução da escrita e a adaptação do cérebro ……………………………………………………… 241
Abordando a Discalculia …………………………………………………………………………………….…… 253
Consciencialização para alcançar a autonomia e
superação das dificuldades de aprendizagem na Matemática ………………………………… 275
Trabalhando as Funções Executivas no atendimento Psicopedagógico …………………… 287
Intervenção no Défice de Atenção ………………………………………………………………………….. 299
Autismo: considerações pedagógicas ……………………………………………………………………… 317
A Imagem Corporal da Pessoa com Síndrome de Down no
processo de ensino aprendizagem na escolarização ……………………………………………..… 331
O que as habilidades linguístico-cognitivas de 1º ano podem
dizer sobre as habilidades de leitura no 8º ano ……………………………………………………..… 353
CAPÍTULO 3
NEUROPSICOLOGIA E APRENDIZAGEM
Neuropsicologia dos processos cognitivos da atenção
e memória na aprendizagem ………………………………………………………………………………….. 381
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
– Aspetos Clínicos e Diagnósticos ………………………………………………………………………….… 395
Disfunção Executiva e Aprendizagem da Leitura e da Escrita
em Crianças com TDAH …………………………………………………………………………………….….… 413
Reabilitação neuropsicológica e dislexia do desenvolvimento ………………………………… 443
Neuropsicologia Forense: Tudo o que perderes regressará de outra forma …………..… 463
CAPÍTULO 4
TERAPIA DA FALA / FONOAUDIOLOGIA E APRENDIZAGEM
Nossa Língua Portuguesa: Como avaliar o grau de cifrabilidade de qualquer
palavra falada e o grau de decifrabilidade de qualquer palavra escrita
nas normas lusitana e brasileira ……………………………………………………………………………. 481
Processamento Auditivo e Dificuldades de Aprendizagem ……………………………………… 505
Avaliação da Leitura e da Escrita na perspectiva fonoaudiológica …………………………… 519
Perturbações da linguagem vs. Aprendizagem: a importância do raciocínio
clinico e diagnóstico ………………………………………………………………………………………….…… 531
O Poder das «Pequenas Coisas» – Como a linguagem interfere na
aprendizagem da leitura e escrita …………………………………………………………………………… 543
Impacto da Gaguez em Contexto Escolar ………………………………………………………………… 563
CAPÍTULO 5
PSICOMOTRICIDADE E APRENDIZAGEM
Psicomotricidade, Aprendizagem e Infância: a relação obrigatória ……………………….… 579
Autores: Rafael Silva Pereira
Avaliações
Não há avaliações ainda.