Título: ABFW: Teste de Linguagem Infantil nas Áreas de Fonologia, Vocabulário, Fluência e Pragmática – Terceira Edição Revisada, Ampliada e Atualizada.
Editora: Pró-Fono.
Autoras: Claudia Regina Furquim de Andrade; Débora Maria Befi-Lopes; Fernanda Dreux Miranda Fernandes; Haydée Fiszbein Wertzner.
Composição e Diagramação: Beatriz Kleinert.
Capa: Angel Fragallo/Fullcase.
Editores Técnicos: Willyan Roberto de Oliveira e Renato Castro.
Número de Páginas: 108.
ISBN: 978-65-87564-16-6
Terceira Edição Revisada, Ampliada e Atualizada em 2023.
O ABFW: Teste de Linguagem Infantil vem acompanhado de uma chave de acesso para download dos arquivos dos 15 Protocolos do ABFW atualizados que podem ser impressos e/ou editados em leitores de PDF.
Não acompanha o Fichário de Cartelas do ABFW (código 1026).
O ABFW é um teste composto por quatro provas padronizadas e validadas (com referências às normas típicas), nas áreas de Fonologia, Vocabulário, Fluência e Pragmática. Sua terceira edição demonstra a maturidade e a segurança das provas, que apresentam significativa contribuição para a avaliação da linguagem de crianças em idade pré-escolar e escolar básica. Cada uma das provas foi validada inúmeras vezes desde sua primeira publicação em 2000. As validações foram realizadas por meio de estudos e pesquisas com alunos de Iniciação Científica; Especialização, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. As validações geraram grande número de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais arbitradas e de impacto significativo na área.
O ABFW, além de ser um teste para avaliação inicial dos procedimentos fonoaudiológicos, é também um teste de acompanhamento da evolução do desenvolvimento em cada uma de suas áreas. O ABFW pode ser considerado um teste de avaliação apropriado linguística e culturalmente para as crianças brasileiras. As características psicométricas do teste conferem confiabilidade e precisão, fundamentando a prática profissional baseada em evidências.
Conteúdo do livro ABFW – Teste de Linguagem Infantil:
Inrodução. Claudia Regina Furquim de Andrade, Débora Maria Befi-Lopes, Fernanda Dreux Miranda Fernandes e Haydée Fiszbein Wertzner.
Capítulo I. Fonologia (Parte A). Haydée Fiszbein Wertzner.
Capítulo II. Vocabulário (Parte B). Débora Maria Befi-Lopes.
Capítulo III. Fluência (Parte C). Claudia Regina Furquim de Andrade.
Capítulo IV. Pragmática (Parte D). Fernanda Dreux Miranda Fernandes.
Descrição dos 15 Protocolos de Avaliação (chave de acesso para download dos arquivos):
Capítulo I – Fonologia (Parte A) – Haydée Fiszbein Wertzner
Apêndice 1 – Fonologia – Prova de Nomeação
Apêndice 2 – Fonologia – Prova de Imitação
Apêndice 3 – Análise dos Processos Fonológicos – Prova de Nomeação
Apêndice 4 – Análise dos Processos Fonológicos – Prova de Imitação
Apêndice 5 – Perfil dos Processos Fonológicos
Capítulo II – Vocabulário (Parte B) – Débora Maria Befi-Lopes
Apêndice 1 – Lista de Vocábulos e Quadro de Registro de Respostas
Apêndice 2 – Quadro Síntese de Respostas – Esperado/Obtido (Números Absolutos)
Apêndice 3 – Quadro de Análise dos Processos de Substituição
Apêndice 4 – Gráficos de Observação do Desempenho
Capítulo III – Fluência (Parte C) – Claudia Regina Furquim de Andrade
Apêndice 1 – Análise Pelos Tipos de Ruptura
Apêndice 2 – Análise da Velocidade de Fala
Apêndice 3 – Análise do Ritmo Melódico
Apêndice 4 – Análise do Esforço e Tensão Muscular
Capítulo IV – Pragmática (Parte D) – Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Apêndice 1 – Transcrição
Apêndice 2 – Ficha – Sínteses
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