Dra Nadia Bossa
A Dra Nadia Bossa é Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), possui graduação em Psicologia, especialização em Neuropsicologia e em Psicopedagogia, Mestrado em Psicologia e Educação e Coordenadora do Mestrado em Neurociências na Flórida Christian University.
Neurocientista e Psicóloga conhecida por seus livros, artigos, vídeos, cursos e palestras. Clinica no atendimento psicológico e neuropsicológico de adultos e crianças.
Sumário
Prefácio da 4ª edição………………………………………………………………… 11
Introdução………………………………………………………………………………. 13
Capítulo 1
Fundamentos da Psicopedagogia………………………………………………… 19
O objeto de estudo da Psicopedagogia………………………………… 22
Teorias que embasam o trabalho Psicopedagógico…………………. 30
O campo de atuaçao da Psicopedagogia………………………………. 38
Capítulo 2
A Psicopedagogia no Brasil e na Argentina…………………………………… 45
Primórdios europeus………………………………………………………. 45
Traços históricos da Psicopedagogia na Argentina…………………. 51
Percursos da Psicopedagogia no Brasil……………………………….. 63
Capítulo 3
A formação do Psicopedagogo no Brasil: uma especialização…………… 79
Um curso com enfoque preventivo…………………………………… 106
Capítulo 4
A configuração clínica da Prática Psicopedagógica………………………. 111
A Psicopedagogia institucional……………………………………….. 116
O Psicopedagogo e a instituição escolar……………………………. 118
O Psicopedagogo na clínica……………………………………………. 124
Princípios essenciais ao código de ética do Psicopedagogo…….. 126
Capítulo 5
O Diagnóstico e o Tratamento Psicopedagógico…………………………… 133
O diagnóstico Psicopedagógico……………………………………….. 133
A intervenção Psicopedagógica……………………………………….. 140
O lugar do jogo no tratamento Psicopedagógico………………….. 149
Capítulo 6
A prática científica e a emergência da Psicopedagogia
como ciência………………………………………………………………………….. 165
O fazer Psicopedagógico: estágio atual da questão……………….. 170
Construindo o campo epistemológico da Psicopedagogia:
a multidimensionalidade do objeto Psicopedagógico…………….. 173
Construindo uma metodologia de pesquisa Psicopedagógica….. 175
Capítulo 7
A graduação em Psicopedagogia: mais um passo na direção da maturidade científica 179
Perfil dos egressos………………………………………………………… 183
Princípios norteadores…………………………………………………… 184
Estrutura curricular do curso………………………………………….. 186
Capítulo 8
Campo epistemológico: primeiras incursões………………………………… 187
Nosso percurso: da concepção clínica à concepção teórica…….. 187
Considerações finais……………………………………………………………….. 199
Referências 205
Avaliações
Não há avaliações ainda.