É unanimidade que o trabalho psicopedagógico requer do profissional algumas habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas a começar pelo domínio de um conhecimento teórico amplo e eficaz, disponibilidade de energia, isenção de opinião, exercício de alteridade, capacidade de olhar e escutar o sujeito percebendo o não dito, as entrelinhas, que se quer dizer naquilo que não se diz, mas expressa em ações, às vezes contra si mesmo. Em uma visão psicopedagógica enfocamos a aprendizagem do sujeito pensante articulando e mobilizando o desejar, o sonhar, o conhecer, o saber interagindo com o espaço onde habita, o apropriar-se e enfim, aprendendo. A Psicopedagogia tem como pressuposto o trabalho a partir das inter-relações estabelecidas entre sujeito, família e escola, sendo estes os agentes diretos da aprendizagem. Tendo-se clareza que as causas dos problemas que comumente ocorrem podem ser tanto ambientais, desenvolvimentais ou estruturais, é preciso ter como princípio de atuação e confiança na ideia de que todos podem aprender. Podem aprender!
Sumário:
Prefácio
Apresentação
DAS HISTÓRIAS DE CAMINHOS
Psicopedagogia como prática investigativa
Rosanita Moschini Vargas
Caminhada
Olivia Teixeira
O perfil do pós-graduando em Psicopedagogia: um olhar da trajetória de formação de um profissional peregrino
Andréia Aires da Silva e Marcus Hübner
Formação psicopedagógica
Maria Melania Wagner Franckowiak Pokorski
DA ESCUTA PARA CONHECER APRENDIZAGENS E RELAÇÕES AOS DISPOSITIVOS GRUPAIS
O Estágio em Psicopedagogia no âmbito institucional: a construção do profissional psicopedagogo
Carla Andréa Becker Monteiro, Lilian Flores e Monica Pagel Eidelwein
A singularidade da aprendizagem em um grupo de idosos
Bárbara Inês Haas e Neusa Kern Hickel
Análise institucional: um olhar sobre o modo de conduzir as relações
Juliana Silveira Mörschbächer e Iara Abreu Wrege
Educação ambiental e intervenção psicopedagógica com catadores: relato de experiência de uma prática transformadora
Daiana Schwengber
Memórias e histórias de vida do idoso
Iana Luisa Kleinkauf, Maiara Kohlrausch e Fabiani Ortiz Portella
Apoio psicopedagógico no curso de medicina: espaço de autorias
Roseli Luedke
DE COMPOSIÇÕES PROVISÓRIAS E BUSCAS PELA ESPECIFICIDADE
O corpo de M.: relato de um caso psicopedagógico
Bernardete Milani Surdi
O desafio do trabalho psicopedagógico com crianças e adolescentes abrigados
Cristiane Delagnesi Zingano Suardi
Contribuições da Psicopedagogia para intervenções com sujeitos no Transtorno do Espectro Autista
Denise Aparecida Martins Sponchiado e Mara Regina Froeder
Psicopedagogia e Educação Especial, construindo estratégias de aprendizagem para crianças com baixa visão
Eroci Fátima da Costa de Souza
Práticas psicopedagógicas com o estudante surdo
Amanda do Prado Ferreira Cezar e Aline do Prado Ferreira
Discalculia: A construção da Linguagem Matemática em duas perspectivas
Clarissa Candiota, Ingrid Schroeder Franceschini, Sandra Schroeder e Tânia Menegotto
O TDAH em jovens e adultos inseridos no mercado de trabalho: a Psicopedagogia em uma realidade carente de escuta
Karine Pires Fauri de Oliveira
(Des)casamento e suas implicações na aprendizagem
Gilca Lucena Kortmann e Herta Grossi
DE PERSPECTIVAS
Um ensaio sobre a alienação e a agressividade no contexto da adoção
Daniel Carneiro Castilhos
DOS DESCAMINHOS QUE CONVOCAM PESQUISAR
Do brincar e outros saberes
Iara Caierão
Avaliações
Não há avaliações ainda.