A presente obra Neuropsicopedagogia Institucional está dividida em quatro partes assim distribuídas: Parte 1 – Caminhos para atuação em Neuropsicopedagogia Institucional, Parte 2 – Saúde, Educação e Direitos Humanos: indicadores para a prática neuropsicopedagógica, Parte 3 – Incluir pelas diferenças: temas em discussão e Parte 4 – Anexo: Sondagem Neuropsicopedagógica.
O leitor terá acesso a artigos nas áreas de educação e saúde, que muito contribuirão para a compreensão do tema e do campo de atuação do Neuropsicopedagogo Institucional. A Parte 4 – Sondagem Neuropsicopedagógica é o resultado de entrevistas com professores da rede pública e privada, que mapearam as dificuldades dos alunos em sala de aula.
Sumário
Parte 1 – CAMINHOS PARA ATUAÇÃO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL, p. 23
1 NEUROPSICOPEDAGOGIA: CIÊNCIA DA APRENDIZAGEM, Angelita Fülle, Fabrício Bruno Cardoso, Rita M. T. Russo, Bárbara Madalena Heck da Rosa, p. 25
2 NEUROPSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL – ATUAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR, Rita M. T. Russo, Angelita Fülle, p. 35
3 NEUROPSICOPEDAGOGIA: A EDUCAÇÃO FORMAL E SUAS INTERFACES COM CATEGORIAS E DIMENSÕES EM ESTUDOS DE EPIDEMIOLOGIA, Angelita Fülle, Cristiano Pedroso, p. 49
4 NEUROPSICOPEDAGOGIA: UMA ATUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR, Rita M. T. Russo, p. 63
5 SOCIOGRAMA – INTERVENÇÕES EM ESPAÇOS COLETIVOS FOCANDO AS RELAÇÕES SOCIAIS, Rita M. T. Russo, Angelita Fülle, p. 75
6 O NEUROPSICOPEDAGOGO NO TERCEIRO SETOR, Rita M. T. Russo, Cristiano Pedroso, p. 89
Parte 2 – SAÚDE, EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: INDICADORES PARA A PRÁTICA NEUROPSICOPEDAGÓGICA, p. 103
1 IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DE AFECÇÕES CLÍNICAS QUE LEVAM À DIFICULDADE ESCOLAR, Marina Haro Chicareli Carrari, p. 105
2 IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DAS ALTERAÇÕES FONOAUDIOLÓGICAS, Aliaska Pereira Aguiar, Vaníssia Vendrúscolo, p. 115
3 INSTRUMENTO QUALITATIVO DE AVALIAÇÃO DE LINGUAGEM PARA USO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA E ÁREAS AFINS, Gleidis Roberta Guerra, p. 127
4 USO DO TESTE GROSS MOTOR DEVELOPMENT-2 EDITION NA AVALIAÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA PARA IDENTIFICAÇÃO DE DIFICULDADES MOTORAS EM CRIANÇAS, Gismaria Silva Sales, Alfred Sholl Franco, Fabrício Bruno Cardoso, p. 139
5 VIOLÊNCIA: UM OBSTÁCULO À APRENDIZAGEM, Rita M. T. Russo, Bárbara Madalena Heck da Rosa, p. 155
Parte 3 – INCLUIR PELAS DIFERENÇAS: TEMAS EM DISCUSSÃO, p. 171
1 CONTRIBUIÇÕES DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NA INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS, Taiana Vanessa Rossi, p. 173
2 A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: ATITUDES, PRÁTICAS E REFLEXÕES, Rodrigo Marcellino de França, p. 183
3 DESENVOLVENDO A MATEMÁTICA, Liliene Maria Ferrandini, Tiago Murilo Silveira, p. 187
Parte 4 – ANEXO: SONDAGEM NEUROPSICOPEDAGÓGICA, p. 199
ANEXO: SONDAGEM NEUROPSICOPEDAGÓGICA, Rita M. T. Russo, p. 201
Avaliações
Não há avaliações ainda.