Search

JUNTOS SOMOS
MAIS FORTES

Letras e sons (ebook)

R$60,00

Disponibilidade: 93 em estoque

A apostila tem 120 páginas.

Material em ebook, enviado após a compra por e-mail.
Aprender a ler e a escrever não é um processo natural, é necessário ensinar. Esse seguimento envolve competências cognitivas, perceptivas, espaciais, temporais, grafo motoras e emocionais. Esse material é indicado para ser utilizado como recurso de apoio ao processo de alfabetização. Atividades explorando a criatividade e a vinculação afetiva poderão ser acrescentadas a ele de outras formas, sendo esses, essenciais nesse momento de aprendizagem. O treino auditivo para a percepção dos sons e a memória auditiva e visual, devem ser trabalhados de diferentes formas, sempre primando pelo lúdico. A conversão grafema-fonema é um achado na história da escrita, transformando e facilitando para que o cérebro da criança amplie sua forma de escutar os sons da fala e de se comunicar através dela e da sua escrita.
Nosso propósito com esse recurso é facilitar a percepção dos fonemas (sons), sua relação gráfica e suas possibilidades de movimento, unindoos e separando-os, agrupando-os de diferentes formas, aproximando o mundo das palavras e dos sons, ao mundo das nossas crianças. Gratidão à minha família pela paciência e pela super história de amor! Agradeço aos profissionais que compartilham suas experiências, formando essa rede de apoio. Serei sempre grata às famílias que confiam no meu trabalho! Crianças, vocês são minha inspiração!

Judete Fernandes – Neuropsicopedagoga

A Consciência Fonológica pode ser atribuída ao conjunto de conhecimento essencial para alfabetização, pois é através desta capacidade que nós desenvolvemos a habilidade de manipular os sons da nossa língua. A alfabetização pode ser entendida como um processo de aprendizagem a códigos alfabéticos de maneira oral. Esse grupo (de códigos alfabéticos) é caracterizado por mínimas unidades linguísticas e o que entendemos como sua correspondência no modo escrito. A transição do oral para a escrita está no fato de que aprender determinados códigos exige a transferência de unidades fônicas de um modo para outro (do oral para a escrita). Esse processo é a consciência fonológica. A consciência fonológica na alfabetização deve ocorrer por meio de estímulos. Esse exercício se dá através do desenvolvimento das habilidades trabalhadas, da reflexão, da identificação e da manipulação dos sons presentes em nossa língua. A criança deve perceber as palavras, as frases, as sílabas e os fonemas. A habilidade de compreender a maneira pela qual a linguagem oral pode ser dividida em componentes cada vez menores, a sentença em palavra, a palavra em
sílaba e a sílaba em fonema, é uma das habilidades desenvolvidas pela consciência fonológica.
A estrutura fonológica da linguagem oral serve de base para o processamento fonológico. Tarefas concretas que incluem, tamanho, semelhanças e as diferenças das palavras e que desenvolvam as características sonoras das palavras, viabilizam este desenvolvimento. A consciência fonológica refere-se tanto ao entendimento de que a fala pode ser segmentada, quanto a habilidade de manipular tais segmentos, palavras, sílabas e fonemas, adquirindo a capacidade de realizar a correspondência fonema grafema. Assim podemos afirmar que durante a alfabetização quando conhecemos os sons das letras, sílabas e palavras, o aprendizado ocorre de maneira mais fluida. O material desenvolvido pela psicopedagoga Judete Dorneles vem enriquecer o universo de atividades estimuladoras no processo de alfabetização

Vanessa Calivari – Fonoaudióloga

 

LETRAS E SONS
SUMÁRIO
Parte 1 – VOGAIS
A – exercícios …………………………………………………………………………………………………….
à – exercícios …………………………………………………………………………………………………….
E – exercícios ……………………………………………………………………………………………………..
É – exercícios ……………………………………………………………………………………………………..
I – exercícios ………………………………………………………………………………………………………
O – exercícios …………………………………………………………………………………………………….
Ó – exercícios …………………………………………………………………………………………………….
U – exercícios …………………………………………………………………………………………………….
Parte 2 – CONSOANTES
F – exercícios ……………………………………………………………………………………………………..
J- exercícios ……………………………………………………………………………………………………….
M – exercícios …………………………………………………………………………………………………….
N – exercícios ……………………………………………………………………………………………………..
V- exercícios ………………………………………………………………………………………………………
Z – exercícios ……………………………………………………………………………………………………..
L – exercícios ………………………………………………………………………………………………………
S, C, Ç – exercícios ………………………………………………………………………………………………
RR – exercícios ……………………………………………………………………………………………………
R – exercícios ………………………………………………………………………………………………………
X, CH – exercícios ……………………………………………………………………………………………….
B – exercícios ……………………………………………………………………………………………………..
K, C, Q – exercícios ……………………………………………………………………………………………..
P – exercícios ……………………………………………………………………………………………………..
D – exercícios …………………………………………………………………………………………………….
T – exercícios ……………………………………………………………………………………………………..
G – exercícios ……………………………………………………………………………………………………..
Atividades complementares
ÃO – exercícios ………………………………………………………………………………………………….
Alfabeto – exercícios …………………………………………………………………………………………
Vogais – exercícios …………………………………………………………………………………………….
Identificando sons – exercícios …………………………………………………………………………
Completar palavras – exercícios ……………………………………………………………………….
Sílabas – exercícios ……………………………………………………………………………………………
Sílabas – exercícios ……………………………………………………………………………………………
Atenção concentrada – exercícios ……………………………………………………………………
Recorte e colagem – exercícios …………………………………………………………………………
Reconhecimento de palavras – exercícios ……………………………………………………….
Escrita – exercícios …………………………………………………………………………………………….
H – exercícios …………………………………………………………………………………………………….
Consoantes – exercícios ……………………………………………………………………………………
Som / Figura – exercícios …………………………………………………………………………………..
Palavra / Figura – exercícios ……………………………………………………………………………..
Anexos – exercícios …………………………………………………………………………………………..
Gabarito ……………………………………………………………………………………………………….
Bibliografia ……………………………………………………………………………………………………

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Letras e sons (ebook)”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Posso ajudar?